Comer é uma necessidade básica que todos nós temos. E embora a industrialização e comercialização de alimentos facilite muito nossa rotina diária, o processo de produção por trás de toda a comodidade não é nada simples. O principal motivo para a alta complexidade dessa atividade é a garantia de qualidade e segurança dos alimentos ao consumidor.
A qualidade e segurança dos alimentos é essencial para a saúde de todos, desde os consumidores diretos até populações inteiras, pois os riscos provenientes de comestíveis não higienizados, de procedências desconhecidas, desatualizados ou contaminados com agentes patogênicos são sérios e muitas vezes não podem ser facilmente identificados. É por isso que existem vários mecanismos de controle de qualidade destinados a prover a segurança de alimentos, visando garantir que a produção desses itens esteja sempre de acordo com os padrões de qualidade e higiene estabelecidos, livres de contaminação, armazenados corretamente e seguros para consumo.
Entre estes processos e sistemas, estão inclusos:
Controle de Produção Industrial
Este processo tem o objetivo de garantir a qualidade e segurança dos alimentos, assegurando os padrões de qualidade estabelecidos, como, por exemplo, a identificação e rastreabilidade do produto, controles de processos avançados, programas de gerenciamento de qualidade e requisitos de embalagem.
Boas Práticas de Fabricação
Conjunto de diretrizes que existem para garantir que as empresas que produzem alimentos façam isso de forma adequada. As boas práticas envolvem, por exemplo, o uso de ingredientes adequados, a prevenção de contaminações cruzadas, a limpeza das instalações, equipamentos, utensílios e diversos outros requisitos.
Controle de Qualidade
Esse controle garante que os alimentos sejam produzidos e armazenados de forma segura e eficaz. O processo inclui, por exemplo, a realização de análises laboratoriais e a inspeção de alimentos, também para garantir que os padrões de qualidade estabelecidos sejam seguidos na produção.
Rotulagem Nutricional
A rotulagem nutricional é um método para informar aos consumidores detalhes sobre os alimentos que estão sendo comprados. Esta informação inclui o conteúdo nutricional, bem como quaisquer alergênicos que possam estar presentes nos alimentos.
Esses mecanismos, além de diversas outras atitudes e normas, são os responsáveis por garantir a qualidade e segurança dos alimentos, desde a fase inicial de produção até o seu consumo. Portanto, é indispensável que todas as empresas alimentícias adotem as medidas apropriadas para proteger os consumidores e assegurar o bem-estar de todos. Por aqui, todos esses processos são altamente valorizados e seguidos à risca, afinal, excelência com a vida é sempre a nossa prioridade.
Continue nos acompanhando pelo Blog Totalmix e também pelas nossas redes sociais. E caso queira entrar em contato conosco para saber sobre nossos produtos e processos, clique aqui.