A maior produtora de Bicarbonatos do Brasil

(44) 3438-8300

contato@totalmix.ind.br

Notícias

Food defense e food fraud: saiba como elas estão mudando o setor alimentício

Food defense e food fraud são conceitos muito importantes e usados ​​dentro da indústria de alimentos para garantir a segurança dos alimentos. Da manipulação incorreta de alimentos a fraudes e adulterações, essas práticas lidam com muitos assuntos críticos que podem afetar a saúde dos consumidores. Neste blog, falaremos sobre as principais diferenças, principais medidas para garantir a segurança dos alimentos e como elas são implementadas na prática. Vamos começar entendendo o que cada um significa:

 

O que é food defense?

Esse termo refere-se à prevenção de sabotagens com caráter ideológico, com objetivo de contaminação intencional ou maliciosa em alimentos ou em processos de produção de alimentos. 

 

O que é food fraud?

Já aqui, estamos nos referindo a situações que promovem ganhos financeiros, como a substituição, diluição ou adição fraudulenta e intencional de um produto ou matéria-prima, ou adulteração do alimento ou material, com a finalidade de aumentar o valor aparente do alimento ou reduzir o custo de sua produção. São exemplos disso: alteração de ingredientes, omissão de informação no rótulo e adição de água para aumento do volume.

 

shutterstock 127970519 1

 

Ambos estão relacionados à segurança dos alimentos que serão ingeridos pelos consumidores, ajudando a garantir a segurança alimentar e evitando fraudes que visam ganho econômico. E existem ainda várias outras medidas que as empresas de alimentos podem e devem aderir às suas práticas para garantir a qualidade dos produtos que oferecem, como o uso de equipamentos apropriados para manipulação, um sistema de boas práticas de fabricação (BPF) para garantir o cumprimento dos padrões de qualidade e treinamento adequado do pessoal envolvido no processo de manipulação de alimentos.

 

Implementação na prática

A chave para a implementação bem-sucedida de medidas para a segurança dos alimentos é garantir que todos os envolvidos nos processos de preparo cumpram os padrões estabelecidos pela legislação.

 

Além disso, é importante realizar auditorias regulares para verificar se as medidas de segurança estão sendo seguidas de acordo com as diretrizes. A realização de testes laboratoriais é também uma ótima maneira de garantir que os alimentos sejam seguros.

Você gostou de saber mais sobre essas práticas? Então confira mais artigos como esse no nosso Blog Totalmix e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais

 

Veja também:

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para te atender
👋 Olá, como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.