O bicarbonato de sódio (NaHCO₃) é um composto químico extremamente versátil. Sua composição química e física favorece seu uso tanto em tarefas domésticas quanto nas industriais. Dessa forma, o aproveitamento dos produtos à base de bicarbonato Totalmix pela indústria brasileira é amplamente diversificado, e apenas no segmento de Nutrição Animal podemos citar 5 aplicações bem comuns: produção de leite, produção de camarões, criação de frangos de corte, confinamento de gado e produção de ovos.
Um dos motivos para esse composto ser tão utilizado nesse segmento é sua eficiência como fonte dietética de sódio para os animais criados na pecuária. Como no caso da produção leiteira, em que o bicarbonato auxilia na alimentação bovina. Vamos entender um pouco mais desse processo?
Como é o processo de alimentação bovina?
As vacas são animais ruminantes, e isso quer dizer que seu estômago é dividido em 4 compartimentos: rúmen (1º), retículo (2º), omaso (3º) e abomaso (4º). Nessa primeira parte (rúmen), o alimento é amolecido e a celulose dos vegetais é digerida. Depois disso, a comida vai para o segundo compartimento (retículo), onde suas partes que ainda estão sólidas e não foram digeridas são separadas e compactadas em pequenas porções, sendo logo mandadas de volta à boca para serem mastigadas no processo chamado de ruminação.
Nessa etapa, as fibras presentes no alimento acabam estimulando a formação de ácidos graxos e de saliva, e essa parte é muito importante para entendermos o resultado desse processo que veremos mais pra frente.
Depois da comida ser ainda mais reduzida com a ruminação, ela é levada ao omaso (3º), onde ocorre a absorção de líquidos e minerais. Por fim, o que “sobra” segue para o último compartimento (abomaso) para ser digerido por sucos gástricos.
Qual é o desafio da indústria na produção de leite?
Como esse processo acaba produzindo ácidos, o pH ruminal fica instável, necessitando de regulagem para atingir equilíbrio. Assim, a própria vaca acaba fazendo o ajuste por meio da ingestão de sua saliva produzida na ruminação, pois ela é rica em tamponantes que neutralizam esses ácidos graxos e equilibram o pH.
O problema ocorre quando as fibras ingeridas não são suficientes para estimular o processo ruminal da maneira ideal, deixando o pH sem o ajuste necessário. Se isso acontecer, a produção de leite será reduzida e também prejudicada com uma queda em seu teor de gordura. Além disso, a saúde do animal também pode ser afetada e, em casos mais graves, ele pode até não resistir.
E é aí que o Grupo Totalmix entra!
Como o bicarbonato de sódio pode solucionar essa ameaça?
Primeiro, vamos entender o que são tamponantes: resumidamente, são uma mistura de ácidos fracos e suas bases conjugadas. Eles atuam resistindo à mudança de pH, mantendo o equilíbrio e neutralizando os ácidos graxos. Dessa forma, o bicarbonato de sódio é utilizado como um tamponante ruminal, sendo introduzido na dieta das vacas.
É de se imaginar que o uso desse composto na dieta de um animal que está com o processo ruminar correto pode o prejudicar. Porém, os tamponantes não elevam o valor do pH, então podem sim ser utilizados na alimentação de todas as vacas, prevenindo possíveis problemas futuros com a acidez e trazendo solução para aquelas que já estão sendo prejudicadas pela falta de produção de saliva.
Com isso, o pH dos animais fica estável e propício para o metabolismo das bactérias benéficas auxiliadoras do aumento do teor de gordura do leite, impulsionando sua qualidade.
Resumindo: utilizar bicarbonato de sódio na alimentação das vacas possibilita o aumento da produção de leite e de sua qualidade, e previne possíveis problemas de saúde que os animais poderiam ter.
Se quiser saber mais sobre nossos tamponantes e sobre a produção de bicarbonato de sódio sustentável, entre em contato conosco! E fique de olho em nosso Linkedin para não perder nenhuma atualização.