Food defense e food fraud são conceitos muito importantes e usados dentro da indústria de alimentos para garantir a segurança dos alimentos. Da manipulação incorreta de alimentos a fraudes e adulterações, essas práticas lidam com muitos assuntos críticos que podem afetar a saúde dos consumidores. Neste blog, falaremos sobre as principais diferenças, principais medidas para garantir a segurança dos alimentos e como elas são implementadas na prática. Vamos começar entendendo o que cada um significa:
O que é food defense?
Esse termo refere-se à prevenção de sabotagens com caráter ideológico, com objetivo de contaminação intencional ou maliciosa em alimentos ou em processos de produção de alimentos.
O que é food fraud?
Já aqui, estamos nos referindo a situações que promovem ganhos financeiros, como a substituição, diluição ou adição fraudulenta e intencional de um produto ou matéria-prima, ou adulteração do alimento ou material, com a finalidade de aumentar o valor aparente do alimento ou reduzir o custo de sua produção. São exemplos disso: alteração de ingredientes, omissão de informação no rótulo e adição de água para aumento do volume.
Ambos estão relacionados à segurança dos alimentos que serão ingeridos pelos consumidores, ajudando a garantir a segurança alimentar e evitando fraudes que visam ganho econômico. E existem ainda várias outras medidas que as empresas de alimentos podem e devem aderir às suas práticas para garantir a qualidade dos produtos que oferecem, como o uso de equipamentos apropriados para manipulação, um sistema de boas práticas de fabricação (BPF) para garantir o cumprimento dos padrões de qualidade e treinamento adequado do pessoal envolvido no processo de manipulação de alimentos.
Implementação na prática
A chave para a implementação bem-sucedida de medidas para a segurança dos alimentos é garantir que todos os envolvidos nos processos de preparo cumpram os padrões estabelecidos pela legislação.
Além disso, é importante realizar auditorias regulares para verificar se as medidas de segurança estão sendo seguidas de acordo com as diretrizes. A realização de testes laboratoriais é também uma ótima maneira de garantir que os alimentos sejam seguros.
Você gostou de saber mais sobre essas práticas? Então confira mais artigos como esse no nosso Blog Totalmix e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais.